/Projeto da Uneal auxilia contribuintes no preenchimento da declaração do Imposto de Renda

Projeto da Uneal auxilia contribuintes no preenchimento da declaração do Imposto de Renda

Atendimento gratuito do projeto Prestando Contas à Receita acontece nos dias 27 e 29 de maio, das 9h às 17 horas

por Ascom Uneal

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 será encerrado no dia 31 de maio. Quem ainda não enviou o documento pode contar com o apoio da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Nos dias 27 e 29 de maio, das 9h às 17h, o projeto de extensão Prestando Contas à Receita atenderá os contribuintes gratuitamente, no Campus I, em Arapiraca.

A prestação do serviço será acompanhada por docentes do curso de Ciências Contábeis, o que garante tanto a qualidade no preenchimento dos dados quanto o aprendizado dos estudantes. É importante ressaltar que o atendimento não ocorrerá no dia 28 de maio, quando haverá uma paralisação de docentes e técnicos na Universidade. Por isso, ocorrer somente nos dias 27 e 29 de maio.

Segundo o coordenador do projeto, professor Anderson Almeida de Barros, esta é uma oportunidade de a universidade prestar um relevante serviço à sociedade com o auxílio no preenchimento da declaração de IRPF e ainda contribuir com a formação dos graduandos que têm a experiência de acompanhar um trabalho rotineiro da profissão contábil.

A iniciativa está em sua 9ª edição e já realizou cerca de 500 atendimentos. “Desde o ano passado, o Prestando Contas à Receita faz parte do calendário oficial de projetos de extensão da universidade, uma vez que a Uneal curricularizou a extensão em 2023. Hoje, todos os estudantes do 5º período do curso de Ciências Contábeis passam por essa atividade”, explicou o coordenador do projeto, professor Anderson Almeida de Barros.

A professora Rejane Viana, que também compõe o projeto, explica que os usuários devem levar a documentação necessária ao preenchimento da declaração: RG e CPF; título de eleitor; endereço atualizado e contato; dados e extrato bancário; informações de dependentes; extrato de consórcio, financiamentos e outras dívidas; comprovante de rendas e dados de cartão de crédito.

Treinamento com a Receita Federal

A Uneal tem ainda uma parceria com a Receita Federal que permite a realização anual de atualização da equipe do Prestando Contas à Receita. Este ano, a capacitação aconteceu, nesta quinta-feira (23), no Campus I da Uneal, em Arapiraca, com a condução da analista tributária da Receita Federal em Alagoas, Adélia Lima de Carvalho Almeida.