/Paulo Dantas participa do maior evento de governança digital do mundo e destaca avanço de Alagoas na Tecnologia

Paulo Dantas participa do maior evento de governança digital do mundo e destaca avanço de Alagoas na Tecnologia

Governador conheceu ações inovadoras de modernização e eficiência dos serviços públicos

por Wendel Palhares e Rafael Maynart / Agência Alagoas

Paulo Dantas destaca a importância da tecnologia para a melhoria dos serviços públicos e a economia de recursos

Em uma iniciativa para promover a modernização e a eficiência dos serviços públicos em Alagoas, o governador Paulo Dantas está participando da décima edição E-Governance, apontado como o maior evento mundial de governança digital. O encontro ocorre na cidade de Tartu, na Estônia, país reconhecido como líder global em investimentos e implementações de tecnologias digitais no setor governamental.

O governador Paulo Dantas destacou a importância da tecnologia para a melhoria dos serviços públicos e a economia de recursos, assim como enfatizou que a adoção de soluções digitais permitirá aos cidadãos resolverem grande parte de suas necessidades administrativas de forma rápida e eficiente, sem precisar sair de casa.“A Estônia é o país que mais investe nessa tecnologia. E essa tecnologia promove mais eficiência, mais resolutividade, mais eficácia. Promove um governo que tenha condição de entregar serviços públicos de qualidade para a população. À medida que a gente leva uma governança mais digital, a gente faz com que o cidadão economize, à medida que você vai resolver praticamente todos os seus problemas em casa, utilizando o computador e o celular de maneira simples, com agilidade, de maneira que você consiga, com facilidade, encontrar uma solução para o que você deseja encontrar,” explicou.

Paulo Dantas citou exemplos práticos de como a digitalização afetará positivamente a vida dos alagoanos. Entre os serviços que serão modernizados estão os processos do Detran, como emissão de carteiras de motorista e exames, bem como serviços na área da saúde, como marcação de consultas e cirurgias, e na educação, em que pais e alunos poderão realizar matrículas e acessar notas de forma digital.

O governador destacou que a implantação dessas plataformas digitais faz parte de um planejamento estratégico do governo, com prazos bem definidos. “Tudo tem que ter começo, meio e fim. E nós estabelecemos um prazo para nós entregarmos as primeiras plataformas, os primeiros serviços até o mês de novembro de 2024,” disse Dantas.

Paulo Dantas esteve acompanhado dos secretários de Estado da Fazenda, Renata Santos; Planejamento, Paula Dantas; Relações Internacionais, Hugo Leahy; do diretor do Itec, Cristiano Mendonça; e do diretor-presidente do Detran, Marco Fireman.