/Do Litoral ao Sertão: Lei Seca e Educação para o Trânsito intensificam ações no Maio Amarelo

Do Litoral ao Sertão: Lei Seca e Educação para o Trânsito intensificam ações no Maio Amarelo

Ações educativas e de fiscalização, realizadas no decorrer do mês, chegaram ao Sertão

por Kamylla Lima /Ascom Detran

Foto: Fellipe Yuri / Ascom Detran

Para reforçar o trabalho de prevenção de sinistros e mortes, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) ampliou, durante toda a campanha Maio Amarelo, as ações da Operação Lei Seca e de Educação para o Trânsito, que estão chegando a todas as regiões do estado. Com fiscalização, em parceria com as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTTs), palestras em empresas e campanhas educativas nas ruas e escolas, o Detran quer aumentar a conscientização da população.

Nesta quinta-feira (23), a Operação Lei Seca foi realizada em Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas. Foram feitos 230 testes de etilômetro, e 17 veículos foram apreendidos por apresentarem algum tipo de irregularidade. Os agentes instruíram os condutores sobre a importância do uso de equipamentos de proteção e dos perigos de misturar álcool e direção.

Para o comerciante Jonathan Vieira, de 40 anos, esse tipo de blitz da Lei Seca faz com quem os condutores repensem atitudes erradas praticadas no trânsito. “A gente se sente mais seguro quando vê ações assim na cidade, porque quem bebe e dirige coloca não só a vida dele em risco, mas também a de quem está ao redor”, explicou.

De acordo com o tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, o efetivo foi reforçado e as ações educativas e de fiscalização foram intensificadas. “Durante toda a campanha Maio Amarelo estamos rodando o estado e percorrendo locais estratégicos, para que possamos contribuir na diminuição dos sinistros e avançarmos na segurança no trânsito”, afirmou.

Mais de quatro mil crianças conscientizadas

A equipe de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran percorreu escolas sertanejas entre os dias 22 e 24 de maio. Ao todo, 12 instituições de ensino receberam ações educativas nas cidades de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Senador Rui Palmeira, Pão de Açúcar, Olho d’Água das Flores, Major Izidoro e Piranhas.