/Uncisal atenderá população para prevenir e diagnosticar câncer de pele

Uncisal atenderá população para prevenir e diagnosticar câncer de pele

Ação dá início à campanha nacional Dezembro Laranja

por Ascom Uncisal – Agência Alagoas

(Mês de dezembro foi escolhido para conscientização sobre a doença – Foto: Divulgação)

Para incentivar a população à prevenção e ao diagnóstico do câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vai dar início, neste sábado (1º), ao movimento “Dezembro Laranja”. Um mutirão realizado em todo o país deve reunir cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários para prestar atendimento e esclarecimento quanto à importância de adotar medidas preventivas. As consultas gratuitas serão realizadas em 132 postos de atendimento. Em Maceió, um dos pontos da ação será o Ambulatório de Especialidades da Uncisal (Ambesp).

No local, médicos dermatologistas farão atendimento à população no horário das 9h à 13h. “Quem tiver manchas suspeitas no corpo ou quiser saber mais sobre como prevenir pode vir participar da ação. Inclusive, dependendo dos casos diagnosticados, já se inicia o tratamento no próprio Ambesp”, explicou a diretora do Ambulatório, Rosiane Brito. O Ambesp/Uncisal está localizado na Rua Pedro Américo, 1076, no bairro do Poço.

Este ano, o tema da campanha é “Se exponha, mas não se queime”. A cada ano, o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas na luta de conscientização sobre o câncer da pele, o tipo da doença mais incidente no Brasil, com 176 mil novos casos ao ano.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, de dezembro deste ano a março de 2019, ou seja, durante todo o verão, serão promovidas ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar – das 10h às 16h; utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta o uso diário de protetor solar com fator de proteção mínimo de 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Casos no Brasil

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 30% de todos os tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer da pele. Um dado novo é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil). Outra notícia é sobre a estimativa de novas ocorrências de câncer da pele não melanoma ter diminuído em 10 mil casos de um biênio para o outro.

Serviço

Atendimento gratuito à população para prevenção ao câncer de pele

Quando: 1º de dezembro (sábado)

Hora: 9h às 13h

Local: Ambesp/Uncisal (Rua Pedro Américo, 1076, no bairro do Poço)