/Uauá recebe ações de qualificação de serviços turísticos

Uauá recebe ações de qualificação de serviços turísticos

Sede da oitava edição do Festival Regional do Umbu, a ser realizado nos dias 29 e 30 de abril, o município de Uauá, no nordeste baiano, recebe ações preparatórias para receber bem visitantes durante e após o evento. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) começa nesta terça-feira (12) e segue até a próxima quinta-feira (14), com a oferta de cursos e visitas a hotéis, pousadas e outros empreendimentos de serviços turísticos localizados no município, situado na zona turística Caminhos do Sertão.

Cerca de 40 mil pessoas participam do festival, na Praça São João Batista, no Centro da cidade. A organização é da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc) e a programação inclui exposição e comercialização de produtos da região, com destaque para doces, geleias e compotas de umbu. Palestras e oficinas são ministradas e abordam temas como a tecnologia utilizada para o trabalho no campo. No período, os visitantes frequentam bares, restaurantes e pousadas de Uauá e de municípios vizinhos, como Canudos.

Na região, estão sendo ofertadas 50 vagas para trabalhadores e empreendedores de áreas relacionadas ao turismo dos municípios de Uauá, Canudos e Curaçá. Os cursos são de qualidade no atendimento e noções básicas de turismo, nesta terça (12) e quarta-feira (13), das 8h às 12h, além do workshop de Boas Práticas e Higiene na Manipulação de Alimentos, realizado nos mesmos dias, das 14h às 18h. A carga horária total é de 16 horas. As aulas serão realizadas no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PET, em frente à Praça da Ciência), em Uauá.

Serviços turísticos

Além da qualificação, uma equipe da Setur visitará meios de hospedagem de Uauá, com a intenção de fazer o levantamento da oferta hoteleira, com número de estabelecimentos e leitos. Outras visitas serão realizadas para controle de qualidade, com vistoria nas instalações e verificação dos serviços ofertados. O objetivo é orientar as empresas com relação a aspectos como fardamento, segurança, políticas de preservação do meio ambiente, manutenção e conservação, dentre outros.

Bares, restaurantes e agências de turismo passam também por fiscalização preventiva e ação de fomento à regularização dos empreendimentos. Os prestadores de serviços turísticos não cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) devem se dirigir à sede da Prefeitura Municipal de Uauá (Praça Belarmino José Rodrigues, no Centro), nesta terça (12) e quarta (13). Nos dois dias, funcionários da Setur fazem atendimento das 9h às 14h.

O cadastro é obrigatório para os meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, guias e condutores de visitantes, organizadores de eventos, parques temáticos e acampamentos dedicados a turistas. Entre as vantagens das empresas regularizadas junto ao Cadastur estão o acesso a financiamento em bancos oficiais, participação em cursos de qualificação e concorrência em licitações públicas.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Estado da Bahia