/Três grotas de Maceió recebem atividades de iniciação científica a partir desta sexta (9)

Três grotas de Maceió recebem atividades de iniciação científica a partir desta sexta (9)

Ação promovida pela Secti acontecerá durante o mês de agosto para crianças e jovens de 6 a 13 anos

por Geysa Miranda – Ascom Secti

A primeira a receber a ação será a Grota das Piabas, no bairro do Jacintinho, na próxima sexta-feira (9) das 10h às 12h.Foto: Ascom Secti

Levar tecnologia e inovação às comunidades mais carentes do Estado é um dos propósitos da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) que neste mês de agosto vai realizar atividades de iniciação científica, por meio das oficinas de robótica, em três comunidades de Maceió.

A primeira a receber a ação será a Grota das Piabas, no bairro do Jacintinho, na próxima sexta-feira (9) das 10h às 12h. As atividades permitem que crianças de 6 a 13 anos construam protótipos robóticos em forma de carro, utilizando resíduos sólidos reutilizáveis (garrafas pet), fazendo com que esses jovens desenvolvam interesse pela pesquisa e pela ciência, despertando a criatividade, competitividade, consciência ecológica, além da socialização.

Para a secretária da Secti, Cecília Rocha, essas ações proporcionam às crianças novas perspectivas que podem contribuir com as atividades do dia a dia e ajudar no desenvolvimento para o futuro, além de fazer com que o conhecimento chegue às comunidades mais carentes do Estado.

“Por meio dessas atividades, esses jovens irão conhecer novas técnicas, criar novas perspectivas e equipamentos. A ação traz uma concentração e percepção que podem auxiliar as crianças e jovens no dia a dia, além de servir como estímulo para despertar o conhecimento e o interesse por um tema que abre os caminhos para o futuro, como a robótica”, afirmou a secretária.

Ações em outras comunidades

Além da Grotas das Piabas, a ação passará também na Grota Grutão, no bairro Gruta de Lourdes e na Grota Senhor do Bonfim, no bairro de Chã da Jaqueira, nos dia 16 e 23 deste mês, respectivamente, sempre das 10h às 12h.