/Senado aprova texto-base do projeto das “fake news”

Senado aprova texto-base do projeto das “fake news”

Redação A Hora News

Legenda: Parlamentares contrários acreditam que o projeto deve ser melhorado | Foto: Agência Senado

Nesta terça-feira (30), o Senado aprovou o texto-base do PL 2.630/2020, que visa combater notícias falsas nas redes sociais. Foram 44 votos favoráveis e 32 contrários.

Polêmico, o projeto gerou muitas críticas de parlamentares, como o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) que votou contra o projeto.

“É muito difícil você regular de uma forma que não seja pensando no futuro. A tecnologia muda muito rápido. Como é que nós vamos parar investimentos no país que vai ser regulado por um censor, por um grupo que vai começar a dizer o que é fake news, o que não é, tem muitas inconsistências”, disse ele à Agência Senado.

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) também criticou o projeto por acreditar que não tem nenhuma relação com a pandemia, logo, deveria ser retirado da pauta de hoje para que projetos urgentes sejam aprovados.

Plínio reconhece a necessidade de haver uma lei para combater as notícias falsas, mas, por se tratar de um tema complexo, ele defende que a questão seja debatida com mais profundidade e de forma presencial por todos os senadores.

“A gente tem de ter audiências públicas nas comissões temáticas, eu tenho que falar o que penso, porque em sessão remota não tem como. ‘Não, mas o relator está ouvindo’. Ouvindo nada! Esses projetos já chegam quase que prontos”, disse.