/Primeiros bebês com genética editada em laboratório nascem na China

Primeiros bebês com genética editada em laboratório nascem na China

Redação A Hora News

(Foto: Material genético/ Pixabay)

 

A ciência comemora o nascimento das gêmeas chinesas Nana e Lula, os primeiros bebês com genética editada em laboratório do mundo.

Os pesquisadores que trabalharam neste projeto usaram utilizaram tecnologia de edição de genes para alteração do CCR5, gene que é atacado pelo vírus HIV, o agente causador da AIDS. O objetivo da interferência é que as meninas desenvolvam imunidade contra a doença ao longo de suas vidas.

Para chegar neste resultado, os pesquisadores da Universidade Sulista de Ciência e Tecnologia de Shenzhen, liderados por Jiankui He, usaram a chamada “tesouras moleculares CRISPR/Cas9”, que supostamente permite a alteração livre e quase irrestrita de genes do corpo humano.

A explicação simples desse procedimento é que ele seria uma espécie de “Ctrl+C/Ctrl+V” (copiar e colar) de partes do DNA humano, permitindo que seções dele sejam trocadas conforme necessidade.

O pesquisador Jiankui He chegou a gravar um vídeo para descrever o procedimento e comemorar o nascimento das crianças. Até o momento a experiência dos chineses ainda não foram revisadas pela comunidade científica, tampouco publicadas em jornais e artigos globalmente reconhecidos. Com Informações de Canal Tech