/OMS comemora bons resultados de tratamentos de Covid-19 com dexametasona

OMS comemora bons resultados de tratamentos de Covid-19 com dexametasona

Redação A Hora News

Legenda: Já foram registradas 465.740 mortes registradas em todo o mundo | Foto: Pixabay

Uma pesquisa do Reino Unido mostrou a eficácia do uso de dexametasona no tratamento de Covid-19, tendo já um estudo publicado comprovando a eficácia desse medicamento para casos graves da doença causada pelo novo coronavírus.

O medicamento é um corticosteroide usado no tratamento de diversas doenças como doenças da peles, alergias graves, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, entre outras.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, comemorou a descoberta britânica e pediu aos fabricantes deste medicamento que reforcem sua produção.

“Embora os dados ainda sejam preliminares, a recente descoberta de que o esteroide dexametasona tem potencial para salvar vidas de pacientes críticos com COVID-19, nos deu uma razão muito necessária para comemorar”, afirmou Adhanom nesta segunda-feira (22).

“Guiados pela solidariedade, os países devem trabalhar juntos para garantir que os suprimentos sejam priorizados nos países onde há um grande número de pacientes críticos e que esses suprimentos permaneçam disponíveis para o tratamento de outras doenças para as quais é necessário”, completou.

A OMS pede que o uso da dexametasona seja feito apenas em em pacientes com doença grave ou crítica, sempre sob supervisão clínica rigorosa.

“Não há evidências de que este medicamento funcione em pacientes com doença leve ou como medida preventiva e pode causar danos”, esclareceu.

A notícia animadora chegou em boa hora, pois o mundo registra hoje 8.860.331 casos e 465.740 mortes registradas em 216 países/nações.