/No 1º dia da ação no Clima Bom, Mutirão de Cirurgias agenda 184 procedimentos

No 1º dia da ação no Clima Bom, Mutirão de Cirurgias agenda 184 procedimentos

Iniciativa permanece até sábado (18) com marcação de cirurgias para retirada de hérnia, mioma e pedra na vesícula

por Fabiano Di Pace – Ascom Sesau

Depois de três anos de espera, Rosa Duarte conseguiu agendar sua cirurgia para fevereiro deste ano – Foto: Carla Cleto

A terceira etapa do Mutirão de Cirurgias fechou o seu primeiro dia com a realização de 417 atendimentos e 184 cirurgias agendadas, sendo 46 homens, 10 crianças e 128 mulheres. O programa busca diminuir as filas de espera para procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, além de retirada de mioma e pedra na vesícula.

A iniciativa será realizada até às 17 horas deste sábado (18), ao lado do terminal de ônibus do Conjunto Osman Loureiro, no bairro Clima Bom, em Maceió. Na “Cidade da Saúde”, os pacientes passam pela triagem e posteriormente são encaminhados para exames de sangue, ultrassom e raios-X, além de consulta com um médico, para que as pessoas já saiam do local com a cirurgia devidamente agendada.

Segundo a assessora técnica da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Geonice Peixoto, o Mutirão de Cirurgias mantém o seu objetivo de conseguir realizar cinco mil cirurgias até meados deste ano, inclusive, expandindo o programa para outras regiões do Estado.

No segundo dia do Mutirão de Cirurgias, Maurício Santos, de 42 anos, conseguiu agendar o seu procedimento para a retirada de uma hérnia umbilical. “Fiz todos os exames, fui muito bem tratado e consegui o agendamento para cirurgia de hérnia umbilical. Um grande avanço”, complementou.

Para Luiz Calixto, de 66 anos, o programa representa uma esperança. Residente no município de Flexeiras, ele também obteve êxito na marcação de sua cirurgia. “Foi tudo muito tranquilo. Estou no aguardo apenas de chegar o dia para ser operado e retirar essa hérnia que vem prejudicando a minha saúde”, diz.

Com o mutirão, a jovem Maria Conceição conseguiu concluir uma espera que dura mais de um ano. “Consegui agendar minha cirurgia de hérnia para setede fevereiro. Estou feliz em conseguir, finalmente, resolver esse problema”, reforçou.

Já para Rosa Duarte, à espera pela realização da cirurgia se arrastava por três anos. “A minha expectativa foi superada. Com todo esse atendimento no programa Mutirão de Cirurgias, percebi que o Governo de Alagoas demonstra que saúde é prioridade. A minha cirurgia está marcada para fevereiro. Tudo isso em pouco tempo de espera”, finalizou.

O Programa Mutirão de Cirurgias segue até este sábado. A assessora técnica da Secretaria de Estado da Saúde, Geonice Peixoto, faz questão de lembrar que nos dias em que a iniciativa estiver no bairro do Clima Bom, a população que necessita dos serviços deve chegar ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. “É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios”, diz.

Desde a primeira etapa de triagens, iniciada no último dia 5 de dezembro, 235 cirurgias já foram realizadas. Uma nova edição do programa da Saúde Alagoas está agendada para os dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro.