/Ministério da Saúde se compromete com a transparência na divulgação de dados sobre a Covid-19

Ministério da Saúde se compromete com a transparência na divulgação de dados sobre a Covid-19

Redação A Hora News

Legenda: Dados serão divulgados em plataforma interativa, sempre divulgando os dados do dia e não mais os dados de confirmação de exames anteriores. | Foto: Pixabay

 

Ao longo do final de semana a imprensa acusou o Ministério da Saúde de suprimir dados sobre a contaminação do novo coronavírus no país ao emitir apenas gráficos com dados básicos como o número de novos casos, mortes e curados.

Nesta segunda-feira (8), a pasta se explicou dizendo que no domingo precisou fazer uma atualização nos dados para retirar números a mais em Roraima e acrescentar outros números no Ceará.

Naquele dia foram publicados 762 óbitos e, após verificação do Ministério da Saúde, o número foi consolidado em 142. Outra situação corrigida foi em relação ao número de casos confirmados no Ceará, que passou de 62.303 para 64.271 após atualização.

“Assim, o último boletim de 24h deve ser considerado 18.912 casos e 525 óbitos novos. O total de casos no país é de 691.758 e de óbitos 36.455 ao longo da pandemia. O número de recuperados soma 283.952 pacientes e outros 371.351 estão em acompanhamento médico”, diz a nota publicada hoje.

O texto também reforça o compromisso do Ministério em oferecer dados transparente sobre a pandemia no país.

“O Ministério da Saúde reforça que vem aprimorando os meios para a divulgação da situação nacional de enfrentamento à COVID-19. Busca-se a elaboração e a disponibilização de dados epidemiológicos e estatísticos fidedignos, com base em números reais e transparentes e atualização periódica. Uma nova plataforma interativa será lançada nesta semana”.