/Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus

Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o Coronavírus

Redação A Hora News

 

O Ministério da Saúde informa que a utilização de máscaras de pano podem ser eficientes para barrar a propagação da doença. ideia é que a própria população crie seus máscaras de pano 100% algodão, tricoline ou TNT para se proteger.

Enquanto isso, o Ministério da Saúde está realizando compras de fornecedores nacionais e internacionais de máscaras descartáveis para garantir a proteção dos profissionais de saúde, que trabalham na assistência às pessoas doentes.

“Você pode fazer uma máscara ‘barreira’ usando um tecido grosso, com duas faces. Não precisa de especificações técnicas. Ela faz uma barreira tão boa quanto as outras máscaras. A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida, tem que ser trocada. Pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual”, explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer. Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, completou Mandetta.

Costureiras podem iniciar a produção de máscaras para vender em seus bairros, ou fazer apenas para utilização de suas famílias.

A máscara de pano deve ser usada de duas a três horas, depois desse período deve ser trocada por uma nova máscara. Essas máscaras devem ser lavadas com água e sabão e passadas com ferro.