/Mais de 250 pessoas são beneficiadas com ações de saúde e cidadania no Jacintinho

Mais de 250 pessoas são beneficiadas com ações de saúde e cidadania no Jacintinho

Projeto Ronda no Bairro Presente ofereceu diversos serviços gratuitos à comunidade local na manhã desta terça-feira (12)

por Alexandre Barbosa – Ascom Ronda no Bairro

Durante toda a manhã, mais de 250 pessoas usufruíram dos serviços de aferição da pressão arterial e da glicose, corte de cabelo unissex, orientação odontológica, entre outros – Foto: Alexandre Barbosa

Dia de sol, tendas montadas. Agentes de proximidade do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, anunciavam a quem passava que ali, no estacionamento de um prédio localizado na Avenida Cleto Campelo, no Jacintinho, estavam sendo oferecidos vários serviços de saúde e cidadania gratuitamente nesta terça-feira (12). Aos poucos o espaço começou a ganhar vida e transeuntes de todas as idades foram se achegando a fim de ver de perto o que estava acontecendo.

Durante toda a manhã, mais de 250 pessoas usufruíram dos serviços de aferição da pressão arterial e da glicose, corte de cabelo unissex, orientação odontológica, entre outros, e conheceram mais de perto o trabalho desenvolvido pelo Ronda no Bairro.

O autônomo Ivanilson da Silva, de 40 anos, caminhava pela calçada vindo do Centro da cidade quando resolveu parar e aproveitar o evento, atraído pelo anúncio de corte de cabelo gratuito. “Eu estava há cinco meses sem cortar o cabelo, então não podia deixar passar, né?”, brincou. Ele contou ainda que aproveitou para “dar uma analisada nos dentes e medir a pressão, ver se estava com diabetes…”.

Além das ações de saúde, o evento contou com atividades voltadas ao público infanto-juvenil como brincadeiras ao ar livre, aplicação de flúor e pintura facial. As atrações garantiram momentos de descontração e aprendizado e contemplaram especialmente alunos da Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento, que fica localizada na região próxima ao ponto onde o evento aconteceu.

“Eu hoje aprendi a cuidar dos meus dentes e brinquei bastante. Foi muito divertido. O Ronda no Bairro é um programa que eu acho muito legal e que sempre ajuda muito a gente”, disse a estudante do 6º ano Ellen Kemilly, de 11 anos.

Todas as ações oferecidas durante o Ronda no Bairro Presente são fruto de parcerias firmadas entre a equipe de Articulação e Mobilização Social do programa e órgãos públicos e privados. Desta feita, o evento contou com o apoio do Instituto de Beleza Transformação, do Laboratório Nabuco Lopes, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e do Centro Universitário Cesmac.