/Jesus foi abandonado pelos amigos

Jesus foi abandonado pelos amigos

Por: Ildo Rafael da redação

As andanças do mestre em várias localidades de Israel, o fizeram popular e seu carisma arrastava multidões. Estas o seguiam porque queriam o que Ele tinha. A cura das enfermidades, a libertação de espíritos e o alimento que era servido para quem o seguia.
Recebido por todas as gentes, essas ficavam maravilhadas por sua companhia, mas convidadas a seguir seus passos e estarem sob suas orientações, era inconveniente a maioria.

O texto Bíblico de Lucas narra que foram enviados 70 discípulos de 2 em dois para executarem suas instruções e dividirem com ele a tarefa de anunciar o reino dos céus. Estes voltaram maravilhados e contando tudo que tinha acontecido.
As maravilhas executadas por eles em nome de Jesus, com o poder do Pai sendo derramado foi tanto que impressionou a todos.

Mas, o Filho de Deus advertiu que estes se alegrassem não pelo momento de glória, mas porque seus nomes estavam escritos no livro da vida. Passado esse relato não lemos mais sobre esses. Vamos encontrar alguns reclamando da dureza do discurso e as narrativas se reportam aos doze. O evangelho diz que muitos o deixaram, mesmo antes de sua morte e no momento do suplício, apenas um, João estava com sua mãe nas proximidades da cruz.

Esta lição nos prepara para um amadurecimento espiritual de que nem o Mestre teve consigo o tempo todo seus amigos. Ele mesmo disse: «Já não vos chamo de servos, mas de amigos». Jesus os tinha em conta de amigo e não levou em conta suas fraquezas humanas, do medo, da incredulidade, da falta de solidariedade e companheirismo.

Interessante é que nós somos assim para com Ele. Só que Ele não nos abandona e apenas pede que respondamos como Pedro, diante da pergunta que lhe foi dirigida. «Pedro tu me amas?» Pedro relutou pois estava em dúvida se podia dizer que o amava, quando tinha mentido por três vezes, negando sua cumplicidade com seu mestre. Pedro titubeia, mas responde a declaração que Jesus quis e quer ouvir de cada um de nós.

Tu me amas? Em sendo sim, façamos como Ele recomendou. Apascenta minhas ovelhas.