/Conheça os vencedores da 3ª edição da Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas

Conheça os vencedores da 3ª edição da Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas

Equipes vencedoras do Experiment-AL ganharam bolsas de iniciação científica e credenciais para eventos de CT&I

por Geysa Miranda – Agência Alagoas

Equipes vencedoras do Experiment-AL ganharam bolsas de iniciação científica e credenciais para eventos de CT&I – Foto: Andira Miranda

A terceira edição da Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas ( Experiment/AL) chegou ao fim, mas deixou uma grande marca para jovens cientistas e professores alagoanos.

As equipes que conquistaram a primeira colocação na categoria ensino fundamental e ensino médio ganharam uma bolsa de iniciação cientifica, durante 12 meses, para investir nas suas pesquisas. Os que ficaram em segundo e terceiro lugares, além de certificados e troféus, receberam credenciais para participar de eventos de CT&I, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontecerá de 17 a 20 de março de 2020, em São Paulo.

Durante quatro dias foram apresentadas 50 pesquisas científicas produzidas em Alagoas por estudantes da rede pública e privada de ensino de 17 cidades do estado, além da capital Maceió.

A Experiment-AL aconteceu no Centro de Inovação do Polo Tecnológico, no bairro do Jaraguá, de 4 a 7 deste mês, interagindo com a Bienal do Livro de Alagoas.

Para secretária da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Cecília Rocha, a Feira representou o pontapé inicial para que esses estudantes queiram ir mais longe no universo da pesquisa científica.

“Nossa missão no Governo de Alagoas é incentivar a pesquisa científica e a inovação tecnológica. Por isso estamos tão focados em trazer para o Estado programas e projetos que cumpram esse papel. Esses jovens provam que em Alagoas existem grandes talentos que estão construindo um futuro pelos caminhos da inovação. Isso é só o começo, temos muito a fazer ainda pela ciência, tecnologia e inovação no nosso Estado”, afirmou a secretária.

A Experiment-AL é um projeto da Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e contou com o apoio das secretarias de estado da Saúde e da Ressocialização e Inclusão Social, além do Sebrae Alagoas, da água mineral Solara, da Casal, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, da Gracom elementos visuais e da Labbits.

Confira os vencedores

1º do Ensino Fundamental

Projeto: HIDROPONIA
Escola: Escola Estadual Guedes Nogueira

2º do Ensino Fundamental

Projeto: Reutilização de Pneus para Pisos Táteis Sustentáveis
Escola: Escola SESI Industrial Abelardo Lopes

3º do Ensino Fundamental

Projeto: Luva Tenológica do Caio( LTC2): Um Auxílio Para Agentes
Escola: Colégio Santa Tereza

1º do Ensino Médio

Projeto: Bengala de Baixo Custo para auxiliar deficientes visuais: Protótipo feito com Materiais Recicláveis e sensores de Obstáculos da Modelix
Escola: Escola Estadual Ângelo de Abreu

2º do Ensino Médio

Projeto: Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo: a produção de biogás a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos
Escola: Sesi Senai EBEP Carlos Guido F. Lobo

3º do Ensino Médio

Projeto: O ensino de Ciências e suas Tecnologias: Peça Teatral “Heróis da Ciência” construindo e protegendo cidades inteligentes e educadoras
Escola: Escola Estadual Graciliano Ramos

Menção Honrosa:

1º Projeto do EJAI: Educação de Jovens, adultos e Idosos a participar da Experimental.

Projeto: Gênero MEME: Um Texto Multimodal Com Várias Implicações

Professor Destaque:

Daniel Barbosa de Lima

Escola Estadual Padre Francisco Correia- Santana do Ipanema- AL

Escola mais votada no voto Popular:

Colégio Santa Tereza com o Projeto Luva Tecnológica do Caio

Município que mais inscreveu trabalhos

São Miguel dos Campos

19 trabalhos inscritos e 9 selecionados

Escola Destaque

Escola Sesi Senai Carlos Guido Ferrario Lobo