/Ciência e Tecnologia nesta terça feira dia a semana de aprendizagem (13)

Ciência e Tecnologia nesta terça feira dia a semana de aprendizagem (13)

CIÊNCIA E A POPULARIZAÇÃO

Programação acontecerá na Escola Estadual Benedito Moraes

por Geysa Miranda – Agência Alagoas

Ciência e oficinas, atividades lúdicas, palestras, recuperação de computadores e diversas outras atividades da ação ‘Ciência e Tecnologia na Escola – Aprendendo mais sobre matemática’ acontecerão nesta terça-feira (13), de 8h às 12h, na Escola Estadual Benedito de Moares, localizada no bairro de Ponta da Terra.

O evento é uma realização do Comitê Gestor da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT) em Alagoas, formado por 32 instituições e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Como este ano o tema da SNCT é ‘A Matemática está em tudo’, todas as atividades estarão relacionadas a essa ciência exata que explora o raciocínio lógico e abstrato e é usada como ferramenta essencial em várias áreas do conhecimento humano.

Alunos e professores do ensino fundamental e médio terão a oportunidade de se debruçar em atividades como a construção de sólidos envolvendo geometria plana e espacial e construção de jogos e desafios com contextos voltados para a cultura escolar e aprendizagem significativa, ambas atividades ministradas pela professora Margarida Santos.

Além disso, estudantes dos cursos de Rede de Computadores e Sistemas de Informação da Faculdade Estácio de Alagoas (Estácio Fal), orientados pelo professor Francisco Abud, vão recuperar os computadores do laboratório de informática e mostrar as ferramentas e metodologias para que a escola possa incorporar a tecnologia em seu projeto pedagógico, auxiliando os docentes de competências que lhes permitam utilizar as novas tecnologias em contexto educativo.

Para a gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secti e coordenadora do Comitê, Adélia Caroline Félix, essa primeira atividade representa “o pontapé inicial das atividades gratuitas de popularização da ciência, que serão realizadas durante todo o ano pelas instituições do comitê, com o propósito de atingir vários públicos”, salientou Adélia.

Outra parceira é a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que levará oficinas de geogebra e de como utilizar os materiais do laboratório de matemática, assim como o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores de Alagoas (Ipaseal) que realizará atividades lúdicas sobre matemática e saúde, mostrando a importância da ciência exata na fisioterapia e nutrição.

A programação conta também com a mostra audiovisual interativa ‘Ver Ciência’ de divulgação dos avanços científicos e tecnológicos no Brasil, além do projeto ‘Futuro Doador’, organizado pelo Hemoal, para estimular os jovens a doarem sangue.

Durante todo o ano, outras ações como essas serão realizadas pelo comitê. Essas ações fazem parte do calendário de atividades da SNCT em Alagoas que, neste ano, homenageará cinco matemáticos alagoanos. Um deles é o professor Benedito Moraes, que dá nome a Escola onde serão realizadas as primeiras atividades.

Sobre o professor

Benedito Moraes é alagoano formado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Estudou no Colégio Liceu Alagoano nos ensinos de 1º e 2º graus. Aos 17 anos foi morar no Rio de Janeiro, onde continuou seus estudos e serviu ao Exército Brasileiro. Tempos depois regressou à terra natal e começou a lecionar Português e Matemática em sua residência para uma pequena quantidade de alunos. Após algum tempo lecionando , o número de alunos aumentou e se espalhou a fama de um excelente professor, transformando a sua casa em escola.