/Alerta: cientistas chineses identificam novo vírus da gripe em porcos

Alerta: cientistas chineses identificam novo vírus da gripe em porcos

Redação A Hora News

Legenda: Gripe identificada antes do novo coronavírus preocupa pesquisadores | Foto: Pixabay

Um novo vírus da gripe em porcos tem potencial para se espalhar com facilidade e se tornar uma pandemia, é o que dizem pesquisadores chineses após analisarem criações de porcos.

O vírus suíno tem deixado os cientistas preocupados, ainda que a contaminação em humanos não seja comprovada. O maior problema é que este tipo de vírus não tem dificuldade de infectar células humanas.

Tanto é que alguns dos criadores de porcos na China já teriam pego o vírus e se recuperado. Dado constatado pela presença de anticorpos no sangue das pessoas analisadas.

Os detalhes da chamada “nova cepa do vírus influenza” foram publicados na revista da Academia Nacional de Ciências dos EUA (PNAS), tendo a coordenação de George Gao, do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças.

O estudo foi feito entre 2011 e 2018 e coletou quase 30 mil amostras de muco do focinho de porcos de dez províncias chinesas. Segundo informações da Folha de São Paulo, as conclusões dessa pesquisa foram divulgadas antes da disseminação no novo coronavírus.

Vale lembrar que em 2009 a chamada “gripe suína” se tornou uma pandemia e até hoje a doença afeta humanos.