Educadora alagoana transforma ensino médio com práticas de empreendedorismo e inclusão
por Ana Flávia Oliveira (sob Supervisão) / Ascom Seduc
Premiação destaca práticas inovadoras de ensino integral – Foto: Ascom Seduc
A professora Elaine Karine Lima dos Santos, da Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto, em Penedo, conquistou o 8º lugar no Prêmio Ensina Integral, promovido pela Sincroniza com o apoio do Instituto Sonho Grande. A premiação destaca práticas inovadoras de ensino integral que transformam o ambiente escolar e promovem o desenvolvimento dos alunos, com foco em aspectos como cidadania, habilidades socioemocionais e cognitivas.
Elaine, que participou pela primeira vez da premiação com a prática pedagógica “Descobrindo o Empreender que Há em Mim”, concorreu ao lado de educadores de 25 estados brasileiros, em um processo seletivo que avaliou o impacto positivo das iniciativas enviadas para o prêmio. Sua prática, voltada para alunos do ensino médio, promove o desenvolvimento de habilidades de empreendedorismo, por meio de atividades como a elaboração de planos de negócios, uma feira de empreendedores no pátio da escola e rodas de conversa com empreendedores locais.
Metodologia inovadora e impacto social
Para participar da premiação, a professora se inscreveu na trilha formativa “Boas Práticas Pedagógicas – Inspirando o Futuro do Ensino Médio Integral”, que ocorreu entre agosto e novembro. O curso, dividido em dois módulos – “Planejando para o Protagonismo” e “Avaliando a Aprendizagem” – ampliou o repertório de práticas pedagógicas, com foco na aprendizagem ativa e no protagonismo dos alunos.
A feira de empreendedorismo, que envolveu todas as turmas, destacou-se por promover a inclusão e o protagonismo estudantil. Uma história que emocionou a comunidade foi a de um aluno autista que, inicialmente, não se sentia à vontade para participar devido ao movimento e ao barulho do evento. No entanto, ele assumiu a responsabilidade pela parte financeira do estande de sua turma, e ao final do evento, compartilhou com a mãe que aquele havia sido o “dia mais feliz da sua vida”.
Além disso, uma roda de conversa com empreendedores de Penedo proporcionou momentos de aprendizado prático. Ao final do evento, os empreendedores presentearam alguns alunos com itens relacionados aos seus negócios, e um deles ofereceu um curso de aperfeiçoamento de corte de cabelo a um aluno que já trabalha como barbeiro de forma autônoma.
Reconhecimento nacional e orgulho regional
A premiação, transmitida ao vivo pelo YouTube, consagrou as 10 práticas mais inovadoras do país. “É com muito orgulho que levo o 8º lugar em práticas no Integral no país, representando meu estado, Alagoas. Orgulho de ser nordestina e de ser alagoana”, comemorou Elaine. Ela reforçou o compromisso em continuar aplicando práticas que promovam o desenvolvimento de seus alunos e enriqueçam o ambiente escolar.
Com o resultado, Alagoas figura entre os estados com práticas de ensino integral de excelência, ao lado de Sergipe, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.