/Entenda como funciona a Central de Agendamentos do Hospital Metropolitano de Alagoas

Entenda como funciona a Central de Agendamentos do Hospital Metropolitano de Alagoas

A unidade hospitalar acompanha toda a assistência ao paciente, com exames, consultas e procedimentos cirúrgicos

por Neide Brandão

Profissionais da área realiza todos os agendamentos via regulação estadual – Foto: Anderson Oliveira

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), situado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, assegura aos alagoanos exames, consultas e procedimentos cirúrgicos especializados de Média e Alta Complexidade. Entretanto, por ser porta fechada, para ter acesso aos seus serviços, é necessário realizar agendamento por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), via sistema de regulação (Sisreg); em alguns casos a entrada na unidade hospitalar ocorre por meio de transferência de outro serviço.

“Quando o paciente chega a nossa unidade, se torna nosso paciente e vai ter todo o atendimento que necessita. Então, ele passa pela triagem e atendimento médico, que solicita exames, consultas com outras especialidades, até chegar ao procedimento cirúrgico”, explicou Esivete Javarotti, responsável pela Central de Agendamentos.

Já no caso das pessoas que já são pacientes do HMA e necessitam agendar um exame para complemento do tratamento ou marcar uma consulta de retorno, a equipe de profissionais da área realiza todos os agendamentos, atendendo toda demanda dos 102 municípios do Estado de Alagoas. ”Para as pessoas que já são nossos pacientes e precisam agendar um procedimento complementar, disponibilizamos o número de WhatsApp da instituição para, posteriormente, ser feito o agendamento de onde estiver”, completa Esivete Javarotti.

O HMA é um hospital de grande porte, referência no atendimento de Média e Alta Complexidade em Alagoas. Filipe Fernandes, diretor do hospital, ressaltou que a unidade atende pacientes de todo o Estado, encaminhados pela Central de Regulação de Leitos. “Nossa unidade vem se notabilizando por realizar procedimentos em que anteriormente os alagoanos tinham dificuldade em conseguir agendamento, diminuindo e até zerando a fila para cirurgias de Média e Alta Complexidade”, salientou.

Exemplo

A técnica em saúde bucal Maria Jeane Costa, de 38 anos, residente em São Miguel dos Campos, esteve no HMA, em Maceió, para acompanhar o pai na realização do exame de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE). O procedimento, anteriormente, só era feito em Alagoas via judicialização. “Meu pai precisou do exame para realizar uma cirurgia na vesícula. Cheguei ao hospital após os primeiros direcionamentos lá no meu município e fiquei muito feliz. Pessoal resolutivo, que direcionou direitinho. O agendamento ocorreu perfeitamente e, se Deus quiser, ele fará a cirurgia aqui também no Hospital Metropolitano”, frisou.

Balanço

Para se ter uma ideia do alto poder de resolutividade do HMA, em 2023 foram realizados 24.676 atendimentos ambulatoriais, uma média de 2.057 por mês. A unidade hospitalar ainda fez 2.140 cirurgias, 389.923 exames laboratoriais e 28.815 exames de imagem, com 4.493 internações. Este ano, até o mês de fevereiro, já foram feitos 4.920 atendimentos ambulatoriais, 428 cirurgias, 62.551 exames laboratoriais, 5.495 exames de imagem e 738 internações.