/Reeducandos de Alagoas recebem doações da Pastoral Carcerária

Reeducandos de Alagoas recebem doações da Pastoral Carcerária

Parceira da Seris, pastoral da Igreja Católica atua em todas as unidades prisionais do estado

por Bruno Soriano e Mayara Wasty – Agência Alagoas

Alimentos e materiais de limpeza foram distribuídos entre reeducandos do complexo penitenciário de Maceió – Foto: Divulgação/Pastoral Carcerária

A assistência religiosa tem sido um dos pilares da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris/AL) no que se refere ao trabalho de reinserção dos custodiados à sociedade. Nesse sentido, instituições parcerias que realizam, continuamente, ações diversas nas unidades prisionais ganharam uma nova roupagem em meio ao isolamento social como forma de prevenção ao coronavírus.

Foi o caso da Pastoral Carcerária, que, ao invés das tradicionais visitas às unidades, realizou a doação de alimentos e produtos de higiene – a quantidade de itens entregues nesse final de semana não foi contabilizada.

Coordenador da Pastoral Carcerária em Alagoas, Verinaldo Dantas explica que, logo após o início do isolamento social, a Pastoral decidiu por outra maneira de assistir as pessoas privadas de liberdade, em virtude, principalmente, das medidas de segurança visando à saúde de todos.

“Sabíamos que as visitas seriam suspensas, em função da necessidade de se evitar qualquer contato com o público externo e, com isso, a disseminação do vírus. Mas não podíamos nos ausentar num momento como este. Afinal, a Seris sempre foi uma grande parceira. E nosso objetivo é unicamente ajudar tanto a população carcerária, como os servidores. Estamos todos mobilizados em torno deste sentimento”, afirma Dantas, lembrando que a Pastoral atua no sistema prisional brasileiro desde 1977.

O secretário da Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, por sua vez, ressalta a importância de iniciativas como esta. “Seguimos trabalhando para salvaguardar a saúde de servidores e custodiados. E a contribuição de parceiros como a Pastoral Carcerária é fruto do reconhecimento ao nosso trabalho, fortalecendo o processo de ressocialização implantado pela gestão prisional em Alagoas”, assegura o secretário.

Na última sexta-feira (3), a Seris já havia recebido outra importante contribuição. Na oportunidade, a Igreja Universal – outra denominação religiosa com atuação de destaque no complexo penitenciário – doou 2.500 kits de higiene pessoal aos reeducandos, reforçando, assim, o combate à pandemia da Covid-19.