Redação A Hora News
A suspensão de cultos não é uma determinação apenas no Brasil. Com mais de 161 mil infectados pelo novo coronavírus, os Estados Unidos também estabeleceu o fechamento de comércios, empresas de serviços e até mesmo templos religiosos.
Mas o pastor Rodney Howard-Browne, líder dos Revival International Ministries e The River na Igreja de Tampa Bay, em Tampa, Flórida, não obedeceu a ordem e foi preso nesta segunda-feira (30).
A prisão se deu após as autoridades verem imagens do culto de domingo, com a igreja completamente lotada. “Recebemos uma dica anônima de que o Dr. Rodney Howard-Browne recusou um pedido para parar temporariamente de realizar grandes reuniões em sua igreja”, disse o xerife Chad Chronister, do condado de Hillsborough.
Em sua defesa, o pastor diz que a igreja “é um negócio essencial e que a ordem viola seus direitos da Primeira Emenda”. Os fiéis que aparecem no vídeo também podem ser penalizados.
A ordem de prisão do pastor mostra que ele foi acusado de montagem ilegal e violação das regras de emergência de saúde pública, que são delitos de segundo grau, puníveis com até 60 dias de prisão e uma multa máxima de 500 dólares.
“Nosso objetivo não é impedir as pessoas de adorar”, disse o xerife em uma entrevista coletiva. “Mas a segurança e o bem-estar de nossa comunidade sempre devem estar em primeiro lugar”, declarou.