Carlos Trindade Neto explanou sobre os principais pontos do programa em Alagoas
por João Henrique Siqueira – Agência Alagoas
Evento aconteceu nesta sexta-feira (8) no auditório do prédio-sede da Sefaz – Foto: João Henrique Siqueira
A primeira sexta do mês de março começou recheado de conhecimento. E nesta sétima edição do projeto Sextas do Saber, o procurador de Estado e diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar, Carlos Trindade Neto, comandou a palestra sobre a Previdência Complementar no Estado de Alagoas.
Com auditório lotado, servidores, entidades e sociedade compareceram ao auditório-sede da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) nesta sexta-feira (06), a fim de adquirir conhecimento, como também sanar todas as dúvidas existentes.
O secretário especial da Receita Estadual, Luiz Dias, abriu o evento ressaltando sobre a relevância em debater o assunto. “O tema é bastante instigante para o Estado e para os servidores. Em algum momento, a gente tem que fazer uma opção, e, desta maneira, é importante a gente ter uma cultura de educação financeira atrelada a isso”.
Na ocasião, foi apresentado o panorama da Previdência Complementar em Alagoas, de como está sendo implantando, sobre o modelo de gestão, como vai funcionar e o que muda com a entrada do plano de benefício, como vão ser feitas as contribuições, se os servidores do regime antigo podem migrar para o novo, dentre outros assuntos. O momento foi marcado pela rodada de tira-dúvidas e debates.
A Previdência Complementar possibilita ao servidor, facultativamente, acumular reservas para que, no futuro, possa desfrutar de uma complementação na sua aposentadoria e assegurar pensão aos seus dependentes, onde o valor do benefício adicional de aposentadoria será pago com base nas reservas acumuladas ao longo dos anos de contribuição.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação, as pessoas estão começando a se interessar agora, pois antes não estavam muito preocupadas com o planejamento do futuro. “Com essas reformas, a gente tem visto que os servidores se despertaram. Devido às mudanças, estão mais preocupadas com a educação financeira, preocupadas com o futuro, e isso tem um lado positivo. Passaram a analisar melhor suas finanças, em fazer uma reserva para o futuro, para família, pensando em um momento de inatividade”, pontuou Neto.
Para o servidor da Sefaz, Antônio Gameleira, a palestra foi enriquecedora. “Com as leis que mudam constantemente, a gente tem que analisar e debater cada ponto. Eu saio daqui com muitas dúvidas esclarecidas”.
O presidente do Conselho Regional de Economia, Marcos Calheiros, esteve presente e participou na rodada de perguntas a qual ele avalia que foi muito proveitoso. “É importante que haja esse tipo de evento, que além de proporcionar conhecimento para a população e servidores, foi muito explicativo para nós economistas que estavam presentes, como toda nossa classe”, destacou.
A palestra foi transmitida ao vivo pela página da Secretaria no Facebook e, para quem perdeu, a íntegra está disponível no canal da Fazenda pública no YouTube.
Fundação de Previdência Complementar do Estado de Alagoas
A Fundação de Previdência Complementar do Estado de Alagoas é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com autonomia administrativa e financeira, com previsão de composição paritária nos Conselhos Deliberativo e Fiscal entre os Participantes (servidores públicos titulares de cargo efetivo inscritos na previdência complementar) e os Patrocinadores (Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como o MP, TCE e Defensoria Pública), sendo fiscalizada e supervisionada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
A Lei Complementar Estadual nº 44, de 13 de junho de 2017 autorizou a criação da Fundação de Previdência Complementar do Estado de Alagoas para gerir o Regime de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Estaduais.
As dúvidas e sugestões deverão ser apresentadas ou encaminhadas para o endereço da Fundação de Previdência Complementar do Estado de Alagoas, situada na Avenida da Paz, nº 1864, Edifício Terra Brasilis Corporate, sala nº 201, Centro, CEP nº 57.020-440, Maceió-Alagoas, ou através do telefone (82) 3432-1291.
Sextas do Saber
O Projeto Sextas do Saber é um ciclo de palestras sobre gestão pública e área tributária aberto a toda a sociedade civil. Com encontros mensais, recebe o apoio do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Administração (CRA), Conselho Regional de Economia (Corecon) e Associação dos Tributaristas de Alagoas (Atrial).