/DEDICAÇÃO: Socioeducandos quebram tabu e se destacam em exames educacionais

DEDICAÇÃO: Socioeducandos quebram tabu e se destacam em exames educacionais

Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas atingem nota nove na OBMEP e 600 pontos na redação do ENEM

por Daniel Dabasi – Agência Alagoas

Três adolescentes que cumprem medidas socioeducativas conseguiram atingir nota nove na primeira fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na Escola Estadual Paulo Jorge, instituição que realiza um trabalho educacional específico dentro das unidades de internação de Alagoas.

I.M.A.N, de 17 anos, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, alcançou a nota 9,0 depois de sete meses de dedicação aos estudos enquanto cumpria a medida socioeducativa. “Sempre tive facilidade para matemática, mas aqui eu investi meu tempo ocupando a mente com os estudos. Sem dúvida, o resultado vai me ajudar a trilhar um novo caminho na minha vida”, disse.

O adolescente recebeu, nesta quinta-feira (27), junto com os outros socioeducandos um certificado oferecido pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que premiou os destaques na área da educação das unidades de internação.

Outros dois socioeducandos também conseguiram a mesma nota na primeira fase da OBMEP, e um terceiro alcançou uma nota acima de 600 pontos na redação do ENEM. Para a superintendente da Sumese, Denise Paranhos, o resultado é reflexo da mudança de paradigmas que o sistema socioeducativo vem implantando em Alagoas.

“Nosso trabalho está focado na educação. O intuito é mostrar que eles são capazes de se refazerem e ampliarem seus horizontes por meio da educação”, enfatizou a superintendente.

Para a diretora da Escola Estadual Paulo Jorge, Alba Marinho, a premiação incentiva os socioeducandos a se empenharem cada vez mais aos estudos. “É importante impulsionar esses jovens para o lado do conhecimento. A educação, sem dúvida, já está mudando a realidade deles”, destacou.

Educadores, professores, profissionais da área socioeducativa se reuniram nesta quinta-feira para premiar os adolescentes que se destacaram na educação e cultura nos trabalhos desenvolvidos nas unidades. No evento, socioeducandos fizeram uma apresentação de xaxado com figurinos e adereços confeccionados por eles mesmos em oficinas produtivas dentro das unidades.