/BICENTENÁRIO Xilogravuras de Luiz Natividade serão exibidas na programação dos 200 anos de Alagoas

BICENTENÁRIO Xilogravuras de Luiz Natividade serão exibidas na programação dos 200 anos de Alagoas

Além da exposição, a Secult promoverá oficinas

Poeta, desenhista, pintor, xilogravador e escritor, Luiz Natividade é natural de Junqueiro, interior de Alagoas, mas foi na Bahia que teve reconhecimento do trabalhoThiago Sampaio

por Renata Arruda – Agência Alagoas

Dono de uma das mais consistentes obras de xilogravura de Alagoas, o artista Luiz Natividade reúne mais de mil trabalhos recentes da arte ao longo dos seus 30 anos de dedicação à arte.

Parte deste acervo inspirado na cultura popular nordestina será exposto numa exposição incluída na programação dos 200 anos de Alagoas. Além da mostra, serão realizadas Oficinas para que a técnica seja repassada aos alagoanos simpatizantes da xilogravura. Os eventos serão realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

“Para mim é uma grande honra voltar a Alagoas este ano e fazer parte da programação do bicentenário do Estado. Será também uma excelente oportunidade de mostrar meu trabalho que é inspirado na nossa cultura ao nosso povo”, disse.

Trajetória

Poeta, desenhista, pintor, xilogravador e escritor, Luiz Natividade é natural de Junqueiro, interior de Alagoas, mas foi na Bahia que se estabeleceu com sua família ainda criança. Lá também ficou conhecido e reconhecido por seu trabalho.

Formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Escola de Belas Artes, em 1993, e atualmente faz mestrado em Arte e Educação na UFBA. Já realizou mais de 50 exposições.

O artista é idealizador do projeto “Natividade de Xilogravura”, que levou a arte milenar a vários estados do Brasil, ministrando cursos, oficinas e palestras de xilogravuras. Tornou-se empreendedor individual em 2010 com literatura e cordel, trazendo a Mini Literatura de Cordel e o manual de xilogravura. Realiza oficinas de xilogravuras e exposições de poemas de cordel em diversos eventos culturais na Bahia e em outros estados.